quarta-feira, 6 de julho de 2011

O que é Filosofia

O que é Filosofia

            Filosofia (do grego “Amor e Sabedoria”) é o estudo de problemas que tem relação à existências, ao conhecimento à verdade aos valores morais e estéticos à mente e a línguagem. A filosofia se diferencia da mitologia e da religião por usar argumentos racionais por outro lado diferencia-se das pesquisas científicas, não usa procedimentos empíricos em suas investigações. Em seus métodos está a argumentação lógica, a ánalise conceptual as experiências de pensamentos e outros métodos apriori.
            A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. Daí uma sucessão de pensadores ariginais como Tales, Xenófones, Pitagoras, Heráclito e Prótagoras, empenharam-se em responder questões sobre a realidade ultima das coisas, das origens e caracteristicas do verdadeiro conhecimento, da existência e natureza de Deus (ou dos deuses).
            Muitos temas desses pensadores são importantes para a filosofia comtemporânea. Na idade antiga e medieval a filosofia fazia parte de todas as áreas de investigação teorica. Estudava-se desde disciplinas abstratas – como “o ser enquanto ser” e os principios gerais do raciocínio – até fenominos mais especifícos – como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos. Vários ramos do conhecimento se separaram da filosofia e se constituiram em ciência com técnicos e métodos próprios. A filosofia atual ainda pode ser vista como uma disciplina que trata de questões gerais e abstratas e serve para fundamentar as demais ciências.
Os problemas filosóficos são agrupados subórias temáticos, os mais tradicionais são a metafísica, a epestemologia e lógica, a ética, a estética e a filósofia política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário